8 Dicas de Segurança em Obras Que Você Precisa Conhecer

separator

Acidentes de Trabalho como evita-los?

Todos os dias, pelo menos um trabalhador da construção civil é ferido no trabalho, em algum lugar do mundo. É uma profissão perigosa, mas não tão perigosa que todos se perguntem se uma parte dela é segura. Há muitas diretrizes e regulamentos que devem ser seguidos nos canteiros de obras, e quase todos dizem respeito à segurança das pessoas que trabalham lá.

Aqui estão 8 dicas de segurança para o canteiro de obras:

1- Tenha cuidado ao escalar e desconectar o equipamento 

Cair ao subir e descer o equipamento é comum, assim como alguém se machuca porque ficou preso no processo. Recomenda-se aos trabalhadores da construção civil que se certifiquem de que toda a lama seja limpa antes de entrar e que estejam usando luvas para garantir que tenham uma pegada decente enquanto seguram. Uma postura de três pontos também é necessária porque impede que uma pessoa perca seu equilíbrio a qualquer momento. Ninguém deve se esticar mais do que deveria para agarrar as alças, e ninguém deve usar nada enquanto sobe ou desce. Também é importante nunca saltar de um carro, como acontece quando muitos acidentes acontecem.

 

2- Fique longe de operar máquinas
 

É comum que os trabalhadores que estão aguardando a próxima etapa de seu trabalho simplesmente se encontrem em uma área e observem pacientemente enquanto outra pessoa está fazendo seu trabalho. Isso geralmente não é um problema, exceto quando essas pessoas estão muito próximas de operar máquinas. Na maioria das vezes, nada acontecerá, mas os acidentes geralmente não são anunciados antes, portanto os funcionários devem ficar longe com extrema cautela.

3- Preste atenção aos riscos de queda
 

Todo canteiro de obras corre o risco de cair e é tarefa do trabalhador estar ciente do que são. Os sistemas de segurança nessas áreas devem ser configurados para evitar quedas, se possível, ou pelo menos evitar que sejam fatais. Um par de sistemas de segurança que cada local deve ter inclui redes de segurança, redes de segurança, cabos de segurança e sistemas pessoais de prevenção de quedas.

 

4- Use a altura da escada apropriada
 

Alguns maçons tentarão usar uma escala menor do que deveriam, simplesmente porque um mais alto não está disponível, ou eles não querem andar para conseguir um diferente. Isso deve ser evitado, se possível, porque mais acidentes ocorrem em escadas que não são longas o suficiente para o trabalho. Sempre que um trabalhador da construção civil se estende além do ponto em que ele deveria estar na escada que está usando, corre o risco de cair da escada ou da escada e levá-lo consigo.

 

5- Mantenha um kit de primeiros socorros atualizado
 

Esse kit de primeiros socorros há cinco anos conterá medicamentos obsoletos e ajuda de grupos que provavelmente passaram pela fase mais difícil. Ninguém sabe que tipo de acidente eles enfrentarão todos os dias em um canteiro de obras e é por isso que todos devem estar preparados com um kit de primeiros socorros atualizado. Este kit deve incluir desinfetantes, pomadas, analgésicos e bandagens e gazes de todos os tamanhos.

 

6- Nunca use equipamento danificado
 

Quando há trabalho a ser feito, alguns pedreiros simplesmente usam o que têm disponível, mesmo que esse objeto esteja danificado. Isso nunca é uma boa idéia, pois equipamentos danificados podem causar ferimentos muito rapidamente. Algumas peças danificadas podem incluir um cabo gasto, cabos gastos e uma funda usada.

 

7- Nunca desconecte um instrumento através do equipamento
 

No final de um longo dia ou depois de um longo e tedioso projeto, muitos trabalhadores da construção civil podem se sentir tentados a desconectar o cabo do instrumento que estão usando simplesmente dando-lhes um bom empurrão. Esse movimento pode danificar o instrumento ao longo do tempo, mas também pode causar ferimentos a uma pessoa. É melhor tomar os dois segundos extras para puxar o plugue, porque esses dois segundos podem significar a diferença entre a vida e a morte de tempos em tempos.

8- Esteja ciente do ambiente ao redor em todos os momentos
 

Os locais de trabalho da construção estão ocupados, e é por isso que os trabalhadores vão querer estar sempre cientes do que os rodeia. Ninguém pensa que algo de ruim lhes acontecerá, pois eles estão simplesmente sentados em pausa, mas um segundo de inconsciência pode levar uma pessoa a ser atingida na cabeça por um objeto em queda ou ser atingida por um mecanismo. .

 

Essas dicas de segurança são projetadas para manter todos seguros no local da construção e, embora muitas delas sejam essenciais, elas ainda são negligenciadas várias vezes ao dia em todo o mundo. A única coisa que qualquer trabalhador da construção precisa lembrar é que acidentes acontecem e o que eles fazem quando estão no trabalho pode ser potencialmente perigoso de uma forma ou de outra. Portanto, eles devem ser cautelosos a cada minuto do dia, para que possam sair e ir para casa do jeito que vieram.

 

https://blog.ima.sp.gov.br/users/andaimes

https://weheartit.com/locacaoandaimessp

https://weheartit.com/articles/329279281-montagem-de-andaimes?posted=1

https://andaimes.opennemas.com/estaticas/locacao-de-andaimes.html

https://andaimes.opennemas.com/articulo/curiosidades/montar-corretamente-andaimes/20190417121503000867.html

https://vimeo.com/groups/584120

https://allevents.in/s%C3%A3o%20paulo/loca%C3%A7%C3%A3o-de-andaimes/80004995585595

http://site-1690019-7639-8239.strikingly.com/blog/dicas-de-seguranca-para-funcionarios-de-obras

https://techspy.com/user/score/andaimes

https://www.womenalia.com/blogs/locacao-de-andaimes/dicas-de-seguranca-na-construcao-civil

https://giphy.com/channel/locacaodeandaimes

https://www.mediafire.com/view/aqaaa0qa12q10tm/loca%C3%A7%C3%A3odeandaimes.jpg

https://trello.com/locacaodeandaimes

https://www.goodreads.com/user/show/95017210-locacao-andaimes

https://www.wattpad.com/user/andaimes